Google+ CEMIG "é uma das piores energia do Brasil", segundo o "Estadão"

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CEMIG "é uma das piores energia do Brasil", segundo o "Estadão"

 CEMIG Energia Cara e de Baixa Qualidade
Insuspeito, por sua linha editorial, o veículo de imprensa destacado, que declarou apoio ao PSDB nas últimas eleições, fez um balanço dos problemas de fornecimento de energia no Brasil. O jornal Estado de São Paulo, neoliberal por decisão filosófica, em 20/10 publicou matéria de Luciano Pacheco, com o sincero título: Energia Cara e de Baixa Qualidade.
Transcreve-se, literalmente:
"No caso da indústria, o problema é ainda mais grave e vai além dos blecautes: muitas vezes, interrupções de curta duração e variações na tensão de fornecimento geram impactos tão ou mais significativos na produção industrial do que apagões de várias horas."
Consequências:
  1. perdas diretas na produção
  2. Queima e quebra de equipamentos
  3. Redução de vida útil de tais equipamentos
  4. Desgates na retomada de seu funcionamento
  5. E, no caso de grande plantas industriais, os desligamentos não programados ainda trazem prejuízos adicionais.
Os relatórios sobre desligamentos "curtos" só consideram eventos acima de três minutos de duração. Logo, os números estão subestimados. Em Minas, num prazo 4 meses foram 72 ocorrências no critério delimitado anteriormente. Mas, segundo técnicos da própria CEMIG, desligamentos com menos de três minutos são muito mais intensos do que se imagina; registra Pacheco que "falhas de milisegundos podem significar desligamentos, e consequentemente, prejuízos."
Estamos falando aqui da energia distribuída para as empresas. O usuário doméstico está fora dessas estatísticas.
Isso sem falar em outros problemas: uma empresa que causar sobrecarga e, portanto, paralisação de fornecimento de energia, tem de ressarcir à distribuidora. Mas a recíproca não é verdadeira.
A ANEEL cogita baratear as tarifas de energia de quem se notabiliza por essas falhas. É mais uma forma de pressão. As tarifas de CEMIG deveriam cair pela metade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário