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quinta-feira, 20 de junho de 2013
Porque Aécio não conta a verdade sobre as tarifas de ônibus
Senador critica mas não informa que
comanda o lobby nacional das tarifas das empresas de ônibus municipal,
intermunicipal e interestadual
O Senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, utilizou uma
rede social para afirmar: “São brasileiros de diversas partes do país se
mobilizando, entre outras questões, contra o aumento de passagens,
contra a baixa qualidade dos serviços públicos, de transporte”.
Evidente que é precisa e louvável a análise de Aécio esquecendo-se
apenas de informar que sua carreira política sempre foi financiada pelos
concessionários de ônibus, patrimônio herdado de seu pai (dep. Aécio Cunha - nota deste blog) que igualmente foi desde a década de 60, defensor dos interesses dos concessionários de ônibus.
No congresso nacional Aécio sempre defendeu os interesses das empresas
de ônibus mantendo paralisado quando presidente da Câmara dos Deputados
todos os projetos que visavam modernizar e moralizar o setor. Sendo
inclusive sua a iniciativa para prorrogação sem licitação das concessões
de linhas interestaduais e internacionais.
Foram durante os oito anos que Aécio governou Minas e os três de seu
sucessor Anastasia que os concessionários de transporte de passageiros
metropolitanos e interestadual conseguiram as maiores tarifas de sua
história sem que fosse feito qualquer investimento que a justificasse. A
frota da região metropolitana de BH está ai para atestar tal descaso.
O senador também não informou que por sua orientação as linhas
metropolitanas e intermunicipais permanecem entregues a seis famílias
através de uma simulada e fraudada licitação que já poderia ter sido
anulada pelo MP se o processo não estivesse dormindo no TJMG, assim como
o sindicato dos concessionários ganhou o direito de explorar e operar a
bilhetagem eletrônica da RMBH sem que igualmente qualquer certame
licitatório ocorresse.
Com certeza apostando no esquecimento da população esconde que seu
financiador e vice-governador em 2002 foi Clesio Andrade, concessionário
de ônibus, hoje senador e presidente da CNT Confederação Nacional do
Transporte, envolvido nos maiores escândalos de corrupção do País.
A participação do senador Aécio Neves na defesa dos concessionários de
ônibus é tão grande que na aliança celebrada entre o PSDB e PSB para
eleger Marcio Lacerda ficou reservado para seu grupo a gestão da
BHtrans, empresa municipal que sabidamente defende e representa os
interesses dos concessionários de ônibus da capital mineira.
Quem fixa a tarifa, regulamenta e fiscaliza a qualidade do transporte de
passageiros em Minas Gerais e o DER-MG autarquia do governo de Minas e
na capital mineira o BHtrans, ambos administrados por integrantes do
PSDB, escolhidos a dedo por Aécio Neves.
Se o senador quer contribuir para melhoria da qualidade assim como uma
menor tarifa porque seu prefeito Marcio Lacerda e seu governador Antonio
Anastasia não fazem o que o prefeito de São Paulo Fernando Haddad fez;
"Abrir a caixa preta da planilha que calcula a tarifa do transporte
de passageiros. Haddad lembrou que, no custo da tarifa paulistana, o
empresário entra com 10%, o poder público com 20% e o passageiro com
70%".
E agora Senador?
Documento que fundamenta a matéria:Comentários do Aécio Neves no Facebook
No Novo Jornal
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